domingo, 29 de março de 2015

Conchiglioni recheada com salmão fumado e requeijão



Ingredientes
400 g de conchiglioni (conchas gigantes), 200 g de requeijão sem sal, 200 g de salmão fumado, 100 g de cogumelos brancos cortados em quartos, 1 lata pequena de tomate triturado (390 g), mozarela ralado ou requeijão para polvilhar, folhas de manjericão q.b., pimenta q.b., alho em pó, 1 noz de manteiga, azeite q.b.

Preparação
Cozer as conchas cerca de 11 minutos. Escorrer a água, passar por água fria e reservar.

Desfiar o salmão fumado. Esfarelar o requeijão e misturar com o salmão, temperar com um pouco de pimenta e um fio de azeite e reservar.

Aquecer bem uma frigideira, adicionar a manteiga e os cogumelos, temperar com um pouco de pimenta e caramelizar os cogumelos (não adicionar sal para evitar que os cogumelos libertem água), cerca de 10 min. Retirar do lume e reservar.

Colocar a mesma frigideira, após retirar os cogumelos mas ainda com os sucos destes na superfície, em lume brando e adicionar o tomate triturado e 4 colheres da sopa de água, temperar com um pouco de pimenta e alho em pó e deixar evaporar um pouco o sumo do tomate, cerca de 15 minutos. Retirar do lume.

Enquanto, rechear as conchas com a mistura do requeijão e do salmão.

Aquecer o forno a 200ºC.

Num tabuleiro adequado para forno, cobrir a superfície com o molho de tomate, dispor as conchas recheadas por cima, posteriormente dispor os cogumelos caramelizados e polvilhar com o queijo ralado (mozarela ou requeijão). Levar ao forno cerca de 15-20 minutos.

Servir com folhas de manjericão frescas.

Nota: O salmão fumado é bastante salgado, pelo que deve evitar o uso de sal nesta receita.



4 comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © Joana Ventura, Na Cozinha de Uma Universitária