quarta-feira, 10 de junho de 2015

12 Receitas para uma Época de Exames Saudável


Em plena época de exames somos invadidos por uma série de sensações negativas. Stress, ansiedade, impaciência, preguiça, sono leve... E se eu defendo que devemos adoptar um estilo de vida saudável, nesta época defendo ainda mais esse princípio. 

É essencial ter um sistema equilibrado e fornecer todos os nutrientes e vitaminas que o organismo necessita para funcionar corretamente, quando dele é pedido tanto esforço em troca. 

Se devemos comer bananas pela enorme quantidade de magnésio que têm, devemos também beber água (esse líquido milagroso que ora nos acalma ora nos desperta), devemos comer mais salmão, devemos comer mais fruta e mais alface. Esta última é crucial para quem sofre de ansiedade, sabiam?

Sou uma pessoa muito nervosa e ansiosa por natureza e quando os exames espreitam o meu ritmo acelera a 1000%, por isso, procuro na alimentação uma ajuda para manter o equilíbrio.

Decidi fazer uma compilação das minhas receitas preferidas para a época de exames. 
ESQUEÇAM A MASSA COM ATUM. Esqueçam o Mc Donalds, o Subway, o Burger King e tudo o resto que implique gastar dinheiro em coisas que de saudável não têm nada. 

Todos os ingredientes destas receitas estão disponíveis em qualquer supermercado, alguns são mais dispendiosos, mas pensem comigo, gastar 6€ por uma refeição de hambúrgueres+batatas fritas é económico? NÃO. 
Com 6€ conseguem fazer 3 refeições que aqui apresento.

Nenhuma destas receitas demora mais do que 15 minutos a preparar e todas elas dão para uma boa marmita, sendo saborosas frias ou quentes :)

Aqui vai!

1. Couscous com Tomate e Nozes


Para esta refeição cozi uma caneca de couscous (grande). Depois de cozido escorri, coloquei num prato e adicionei um fio de azeite para não colar, deixei arrefecer. Cortei 2 tomates, 1 punhado de nozes descascadas e cerca de 9 folhas de manjericão. Misturei com os couscous. Adicionei sumo de 1/2 limão e uma colher da sopa de parmesão em pó. Misturei e servi :) 


2. Couscous com Couve Roxa e Camarão


Para esta refeição cozi uma caneca de couscous (pequeno). Para cozer este tipo de couscous aqueço uma medida de água no microondas, quando estiver quase a ferver verto a água num tupperware, adiciono a mesma medida de couscous, um fio de azeite e mexo com um garfo, tapo o tupperware, reservo e preparo o acompanhamento. (Não, não sujo uma panela :P) 
Coloquei um fio de azeite numa frigideira, adicionei 2 colheres da sopa de cebola picada e deixei cozinhar. Quando a cebola se encontrava translúcida adicionei uma chávena de couve roxa cortada em finas tiras e cerca de 5-6 tomates cherry cortados em metades. Subi o lume e deixei saltear cerca de 6-7 minutos. Temperei com um pouco de flor de sal e pimenta e adicionei uma chávena de camarão descascado congelado. Deixei cozinhar até o camarão se encontrar cozido. 
No final descolei os couscous com um garfo, adicionei à mistura anterior com um fio de azeite e servi :)


3. Esparguete Integral com Molho Pesto 
Para preparar esta apetitosa refeição cozi o esparguete integral num tacho com um fio de azeite e um pouco de sal. Enquanto isso, numa trituradora coloquei 2 chávenas de rúcula, 1 chávena de folhas de manjericão, 1/4 chávena de azeite, 1 ou 2 colheres de sopa de parmesão ralado ou em pó e sumo de meia lima, triturei tudo. No final foi só escorrer a massa e misturar com o molho pesto :) 
(Caso não tenham uma liquidificadora, ou trituradora, ou processadora de alimentos podem tentar com a varinha mágica)


4. Omelete no Forno com Tomate e Quejo Ralado


Não há nada mais fácil do que esta maravilhosa omelete! Ora bem, bati 3 ovos. Untei a frigideira com um pouco de azeite e coloquei ao lume. Quando estava bem quente adicionei os ovos e temperei com um pouco de pimenta. Fui descolando os ovos da base e quando a superfície de baixo se encontrava cozida retirei do lume. Sem virar a omelete, coloquei no topo tomates cherry cortados em pedaços, queijo ralado light e pimento vermelho em finas tiras. Coloquei a frigideira no forno pré-aquecido (liguei apenas a grelha superior) para a omelete cozinhar no topo, cerca de 10 min. Adicionei umas folhas de manjericão e já esta :) 
(Ter em atenção que a frigideira não pode ter plástico que não seja resistente ao calor pois irá colocá-la no forno)


5. Quinoa Real com Legumes Salteados


Quinoa o meu grande amor. Cozinhei a quinoa (tem o mesmo método de cozedura do arroz - uma medida de quinoa, duas de água, demora cerca de 15 minutos a cozinhar). Numa frigideira coloquei um fio de azeite e levei ao lume. Cortei os espargos verdes frescos a meio e posteriormente na longitudinal. Coloquei na frigideira e deixei cozinhar até grelharem ligeiramente, virando. Adicionei uma chávena de tomate cortado em pedaços e 1/2 chávena de tiras de pimento vermelho, deixei cozinhar mais um pouco. Adicionei a quinoa cozida, um fio de azeite e servi :) 


6. Bulgur com Camarão e Queijo Fresco


Outro grande amor, bulgur. Cozi uma medida de bulgur - tem o mesmo método de cozedura da quinoa. Numa frigideira, à parte, coloquei um fio de azeite e pedaços de tomate cortado (cerca de 2 tomates pequenos), deixei cozinhar cerca de 5 minutos e adicionei 2 chávenas de camarão descascado congelado. Retirei do lume e misturei com o bulgur. Servi com salsa picada e pedaços de queijo fresco. 


7. Trigo Sarraceno com Abacaxi
Outra descoberta recente, muito feliz, foi o trigo sarraceno, tem imensos benefícios para a saúde e é uma fonte de magnésio. Aqui cozi uma medida de trigo sarraceno - tem o mesmo método de cozedura da quinoa. Retirei do lume, misture com um fio de azeite, sumo de 1 lima, 3 fatias de abacaxi em pedaços, tomate fresco em pedaços e rúcula. Já está :)


8. Salmão com Salada Quente de Grão


Quem não gosta de uma posta fresquinha de salmão? Aqui grelhei o salmão temperado com sal, pimenta, alho em pó, sumo de limão e gengibre ralado (este último dá-lhe um sabor incrível). Enquanto isso, coloquei uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cebola picada, deixei cozinhar cerca de 3 minutos. Adicionei um tomate cortado em pedaços muito finos, deixei cozinhar mais 5 minutos. Posteriormente, adicionei uma lata de grão de bico, um pouco de sal, pimenta e sumo de 1 lima e deixei cozinhar até o grão se encontrar no ponto de cozedura certo (cerca de 10-15 min). No final servi mesmo assim, com umas folhas de manjericão, delicioso :)


9. Esparguete Integral com Espargos Verdes


Um bom prato de esparguete às vezes também apetece :) Aqui cozi o esparguete integral, escorri, passei por um pouco de água fria e reservei. Numa frigideira grelhei 1 courgete cortada em pedaços, 1/2 pimento vermelho e cerca de 6 espargos (cortados a meio e na longitudinal). No final misturei, adicionei um fio de azeite e umas folhas de manjericão. 


10. Couscous com Peito de Frango e Grão


A esta altura estão a perguntar, não há carne? Há sim :D Aqui cozi os couscous (pelo método do tupperware) e reservei. Numa frigideira, grelhei 2 peitos de frango cortados em pedaços e temperados com sal, pimenta, alho e sumo de limão. Depois de grelhados (retirei a carne para outro recipiente) adicionei, na mesma frigideira, 2 tomates em pedaços e uma lata de grão de bico, temperei com mais um pouco de pimenta. Servi tudo envolvido com um fio de azeite e folhas de hortelã picada. 


11. Trigo Sarraceno com Espargos Verdes e Camarão


Cozi o trigo sarraceno, da mesma forma que referi anteriormente, e reservei. 
Numa frigideira, adicionei um fio de azeite, coloquei ao lume e deixei aquecer bem. Adicionei cerca de 6 espargos cortados (primeiro a meio e depois na longitudinal) e uma chávena de cogumelos laminados. Deixei grelhar em lume alto, temperei com um pouco de pimenta e paprika. Adicionei 2 chávenas de camarão congelado descascado e rectifiquei os temperos. No final envolvi com o trigo sarraceno e servi com um fio de azeite.  



12. Wrap de Frango com Molho de Manjericão




Podem adicionar carne ou peixe a qualquer uma destas receitas, trocar ingredientes, enfim... Inventar um pouco, é só preciso imaginação. Arrisquem! 


5 comentários:

  1. Olha, já não tenho exames mas tens aqui grandes ideias para as maramitinhas de todos os dias! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
  2. Adorei todas as sugestões!
    Há muito que deixei a faculdade mas vou experimentar TODAS!!!! :)
    Cris

    ResponderEliminar
  3. adorei as sugestões, já estou a preparar a ementa para a próxima semana.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Estava mesmo a precisar disto! Os exames estão a dar cabo de mim... :P

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © Joana Ventura, Na Cozinha de Uma Universitária