sábado, 27 de junho de 2015

Refeições em 15 minutos na cozinha desta universitária #2ªSemana

Da saga "Receitas saudáveis em 15 minutos"que decorre no Instagram...

Para quem não tem tempo (ou para quem tem) preparar uma refeição em 15 minutos pode, por vezes, ser uma dor de cabeça e a tendência é quanto menos tempo, menos saudável.

Naaaaaadaaaaa dissooo!! 

Pouco tempo não é sinónimo de refeições pouco saudáveis, portanto aqui ficam mais sugestões de receitinhas rápidas, leves e saudáveis e com produtos que estão ao dispor de qualquer um.

Já sabem que estas receitas dão excelentes marmitas :)



Salmão grelhado com flor de sal, sumo de lima e alho. Espargos verdes, tomate e pimento vermelho salteados em azeite com noz moscada. Quinoa. Pronto a servir :)





Salada de alface, tomate em pedaços, cenoura e courgete em finas tiras (cortei com o descascador de legumes). Pão torrado (usem o mais saudável). Molho de abacate: 1 abacate, sumo de 1 lima, 9 folhas de manjericão e azeite a gosto, tudo triturado. 
Adicionem queijo fresco ou mozarela de búfala, fica uma delícia. 





Um delicioso caril de pescada e courgette. Cozinhar uma chávena de cebola em rodelas com um fio de azeite, até esta ficar translúcida. Adicionar a courgette e a pescada cortadas em cubos, temperar com flor de sal, noz moscada, pimenta e um pouco de pimentão ou paprika. Deixar cozinhar até a pescada estar cozida. Enquanto isso, cozer à parte uma chávena de trigo sarraceno. Misturar num copo uma chávena de leite de arroz com uma colher de chá bem cheia de caril em pó. Adicionar o leite e o caril à pescada, deixar o molho engrossar um pouco et voilà. Pronto a servir! 





 Para os medalhões de beringela: Cortar a beringela em fatias, temperar com pimenta, noz moscada e um pouco de paprika e levar ao forno (utilizei a função grill para ser mais rápido e tostar dos dois lados). 
Para a quinoa: Cozer uma chávena de quinoa de acordo com as instruções da embalagem. 
À parte saltear camarão com um pouco de paprika, alho em pó, um fio de azeite e pimenta. 
Envolver com a quinoa e servir com os medalhões, tudo polvilhado com salsa picada.





Massa integral com legumes: Cozer a massa espirais integrais de acordo com as instruções da embalagem. À parte saltear a courgette e os espargos verdes com pimenta e noz moscada. Servir com finas tiras de cenoura, um pouco de paprika e sementes de girassol. 





Para o feijão verde: Num tacho adicionar um fio de azeite e dois dentes de alho picados, deixar cozinhar o alho e posteriormente adicionar o feijão verde cortado em metades e dois tomates em pedaços, temperar com flor de sal, pimenta, noz moscada e um pouco de vinagre balsâmico. Cozinhar cerca de 15 minutos em lume alto ou até o feijão estar cozido. 
Enquanto isso, preparar os ovos escalfados: Colocar um tacho com água ao lume. Quando a água ferver, mexer com uma colher até formar uma espécie de remoinho. Adicionar os ovos no centro "do remoinho". Quando a gema e as claras começarem a subir para a superfície da água retirar o ovo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © Joana Ventura, Na Cozinha de Uma Universitária