sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Restaurant Week 2015 - Portucale

Portucale Restaurante Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato


Confesso que o Portucale não fazia parte da minha lista de restaurantes neste Restaurant Week, as minhas preferências recaiam no Astória, éLeBê e The Artist Bistrô.

Acabei por receber o convite um pouco tarde em relação ao que era esperado e marquei o restaurante apenas quando o tinha na mão, o que levou a que nenhum dos restaurantes que idealizei visitar tivesse ainda vagas. Consegui uma última vaga no Portucale já no último dia do Restaurant Week. Até aqui estava bastante desiludida com o evento.

Fui um pouco "a medo" porque não tinha o melhor feedback do restaurante. Mas acabei por ter uma agradável surpresa.


O edificio é bastante antigo e nisto tenho que concordar com os pontos negativos que lhe são apontados. O facto de ter uma vista fantástico sob o Porto não apaga o descurar um pouco evidente na decoração e preservação do restaurante. Gosto muito do estilo, dos pormenores que permanecem inalterados passados tantos anos mas efetivamente é necessária uma remodelação.

No entanto, o espaço é acolhedor e o serviço maravilhoso. Os funcionários são super gentis e simpáticos, e nisto não tenho um único ponto negativo a apontar, fiquei encantada.

Passemos ao menú...

Para a receção um simpático courvet com manteiga, manteiga de alho, azeitonas temperadas e um patê de legumes, castanhas e algo mais que lhe conferia um sabor de outono que adorei (ele nem tanto). Fiquei um pouco desiludida com a bola de carne pois estava um pouco seca e dura.



De seguida as entradas. Para mim gaspacho com crocante de presunto, para ele trilogia de peixes fumados com alcaparras. Adorei o gaspacho, estava simplesmente divinal. Quanto à trilogia de peixes ele achou um pouco salgado.



Como pratos principais optámos os dois pelos pratos de carne. Veado com redução de vinho tinto para ele, naco de novilho com cebola caramelizada para mim. Ambas as carnes estavam deliciosas e muito bem confeccionadas, no entanto achei que faltava qualquer coisa aos prato num todo.



 Quanto às sobremesas, para mim fondant de chocolate com gelado de nata, para ele toucinho do céu com sourbet de manga e frutos vermelhos. O meu fondant estava um pouco denso de mais e faltava-lhe o sabor leve que se requer num fondant au chocolat, talvez um excesso de farinha, mas o sabor a chocolate estava todo lá e com uma cozedura no ponto. O toucinho do céu estava absolutamente delicioso, sem defeito algum.



Estava assim concluida uma refeição que no geral foi bastante agradável. Tenciono visitar de novo o Portucale e espero que a experiência seja mais satisfatória.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © Joana Ventura, Na Cozinha de Uma Universitária