terça-feira, 8 de março de 2016

Parfait Saudável para Mulheres Especiais!

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher, infelizmente, e digo infelizmente porque nos tempos que correm ainda é necessário existir um dia da Mulher para relembrar todos os direitos que lhe deveriam ser assistidos, toda a sua importância, e que tal como o homem é um ser humano que merece respeito.

Hoje, a meu ver, não é dia de dar prendas, é dia de refletir sobre as grandes Mulheres que existem na nossa vida e por esse mundo fora, é dia de relembrar os seus feitos e ter um momento de gratidão para com elas. 

Eu tenho grandes Mulheres na minha vida, algumas já partiram mas continuam a marcar o meu dia-a-dia e continuo a respeitar os valores que me transmitiram e que poderão fazer de mim um dia uma grande Mulher, talvez não tão grande como elas. 

Hoje esta receita é dedicada a elas mas também a eles. Porque não ocupar a vez da Mulher em volta de tachos e panelas de vez em quando? E porque não começar hoje? 
E para os que têm essa vontade ou simplesmente para elas (porque elas merecem e porque não há melhor do que nos mimarmos a nós próprias) aqui vai uma simples e deliciosa receita. 

Para saborear, refletir e agradecer. Porque acima de tudo eu gosto de ser Mulher, e tu?

Ingredientes
1 copo de aveia
1 copo de mistura de pevides de abóbora, sementes de girassol e sementes de linhaça dourada
2 colheres de mel
1 colher de sobremesa de óleo de côco
Iogurte ou natas batidas a gosto
6/7 morangos médios
2 colheres de sopa de xarope de ácer
frutos vermelhos a gosto

Preparação
Pré-aquecer o forno a 150ºC.

Num processador juntar a aveia e a mistura de sementes e triturar (apenas triturei ligeiramente para não formar farinha). Juntar o mel e o óleo de côco (depois de ligeiramente aquecidos juntos) e misturar bem.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal colocar a mistura anterior e formar uma camada compacta com cerca de 1 cm de altura. Compactar bem (como se fosse barra de cereais) e levar ao forno por 20/30 minutos ou até dourar.

Retirar do forno e deixar arrefecer. Quando frio partir em pequenos pedaços a gosto.

Num copo triturar os morangos com o xarope de ácer. 

Servir em copos colocando na base os crocantes de sementes, cobrir com um pouco de iogurte ou natas batidas. Regar com o molho de morango e decorar com frutos vermelhos a gosto.

Dica: Adicionar ao iogurte ou às natas umas pepitas de chocolate negro. Os crocantes de sementes são ótimos para o lanche e para os pequenos snacks de levar na lancheira! 








1 comentário:

  1. Como é que posso fazer os crocantes de sementes ficarem mais compactos? :) quando tiro do forno parecem-me sempre demasiado frágeis para fazer tipo barra de cereais... há alguma coisa que poderia adicionar ou é uma questão de fazer uma camada maior?

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © Joana Ventura, Na Cozinha de Uma Universitária