domingo, 7 de maio de 2017

Brownies de Chocolate e Amendoim ou como deliciar a melhor Mãe!


Quando penso na minha mãe e no que ela gosta a primeira coisa que me vem à cabeça é sem dúvida chocolate. Juro que nunca conheci ninguém que gostasse tanto de chocolate como a minha mãe, aquele quadrado (ou dois) depois de jantar é sagrado. 

Receita que descreva a minha mãe tem que ter chocolate, tem que ser delicada e ter uma boa dose de amor. Ela aprovou esta... Como todas as outras. Se há mãe que tem orgulho na filha é a minha. Se há filha que tem um enorme orgulho na sua mãe sou eu. 


Decidi por mãos à obra e fazer uns brownies bem fortes com um toque saudável inspirados numa receita do Jamie Oliver do seu livro "As Receitas de Natal do Jamie Oliver". A primeira receita estava boa mas para mim não o suficiente e então decidi juntar manteiga de amendoim e ingredientes de melhor qualidade, que quando se fala de chocolate e cacau, fazem certamente toda a diferença! Espero que gostem e ponham mãos à obra também! 

Ingredientes
200g de chocolate (70%) de boa qualidade
170g de manteiga sem sal
200 ml de xarope de ácer ou xarope de tâmaras
4 ovos
100g de farinha de amêndoa
100g de cacau em pó de boa qualidade
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amendoim
farinha de alfarroba ou cacau para polvilhar

Preparação 
Pré-aquecer o forno a 170ºC. Forrar a base de um tabuleiro com papel vegetal e pincelar com um pouco de manteiga amolecida.

Derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria até obter uma mistura homogénea e aveludada.

Retirar do lume, adicionar o xarope de ácer e bater bem, adicionar os ovos um a um batendo sempre.

Peneirar a farinha, o cacau e o fermento e envolver bem com uma vara de arames.

Juntar a manteiga de amendoim e envolver sem misturar completamente, mantendo a diferença de cores e texturas.

Colocar no tabuleiro e levar ao forno por 19 minutos. Retirar e deixar arrefecer completamente (cerca de 1 hora, e esta hora faz mesmo toda a diferença acreditem!).

Partir em pequeno quadrados, empilhar e servir polvilhados com cacau e frutos secos triturados a gosto.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © Joana Ventura, Na Cozinha de Uma Universitária